O começo de nossa história...
Lindos, inteligentes, companheiros, engraçados, surreais. Luta, amor, Irineu, aristocráticos.. Pedi palavras pra nossa turma que nos descrevessem, saiu isso. Obviamente o final do semestre não tá fácil pra ninguém.
A turma é justamente o que se vê nas fotos, e ao mesmo somos MUITO mais do que se vê. É todo mundo tão diferente e ao mesmo tempo tão igual! O amor e a certeza pelo o que queremos fazer pelo resto da nossa vida nos uniu, e aqui estamos nós. Uma família que tá se aceitando, se descobrindo e tentando entender como vencer um obstáculo de cada vez.
Logo, vimos que realmente o tempo passa mais rápido do que se percebe, vimos que 1 real e 10 centavos vale mais do que se pensa e que a vida acadêmica pode ser cruel, mas que tendo paciência tudo se resolve e no fim do dia o que te move de verdade é o amor, a força de vontade, a perseverança, e não uma nota. Entendemos que a enfermagem e o ato de cuidar estão em tudo, nada é mais humano do que isso! Percebemos que exercer o cuidado vai além de paredes de hospitais, não é sobre sistema e dinheiro, é sobre cuidado humanizado, cotidiano, dia a dia, e vida real. Cuidar também é saber se colocar no lugar do outro.
Nem tudo dá certo, as coisas não acontecem como a gente espera. Nem sempre você passa, e nem sempre a nota 10 vem. Depois você entende que tudo bem tudo isso acontecer, e que tudo bem não está tudo bem, dá pra recuperar! E o que realmente importa é o que fica e o que vamos carregar pra vida. As experiencias, as coisas que vivemos juntos, o que se aprendeu um com o outro, o que o seu melhor amigo de turma te ensinou, e o que você aprendeu com aquele colega que você nem é tão próximo, mas que tem tanto a te ensinar também. O que importa é saber "o que é enfermagem" e entender que o significado não tá só nos livros, tá na vida (mas vai por mim, precisamos dos livros também, e muito). E por fim, importa conseguir passar através do amor, tolerância, cuidado, respeito e confiança o que a gente entendeu sobre o que vai passar o resto da vida fazendo. A Enfermagem vai além, nós vamos além.
Foi um começo lindo, e tem sido uma honra dividir a vida com todos vocês. Obrigada a todos os envolvidos por estarem escrevendo a História da Enfermagem, por estarem escrevendo as nossas histórias.
O semestre tá no fim, a gente tá só começando! Obrigada ENFERMAGEM 2017.1.
Texto: Adine Fiúza // Meireanne Menezes
lindos