Um pouco sobre a Associação Brasileira de Enfermagem e a colaboração desta para a profissão do enfermeiro e do técnico ou auxiliar de enfermagem
ABEN
Em
1926, as primeiras Enfermeiras formadas pela Escola de Enfermeiras do
Departamento Nacional de Saúde Pública, atual Escola de Enfermagem Anna
Nery, no Rio de Janeiro, criaram a Associação Nacional de Enfermeiras
Diplomadas (ANED). Em 1954, a Associação passou a denominar-se
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), mantendo-se com esse nome
até a atualidade.
A Associação Brasileira de Enfermagem tem como objetivo o
desenvolvimento científico, político, ético e cultural da Enfermagem,
além de promover integração às demais entidades representativas de
Enfermagem do país.
Objetivo:
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico, político, ético e cultural da Enfermagem, além de promover integração às demais entidades representativas de Enfermagem do país, a Associação Brasileira de Enfermagem se caracteriza como uma sociedade civil, com personalidade jurídica que congrega enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, estudantes de graduação e cursos técnicos, além de escolas, cursos ou faculdades de enfermagem, que a ela se associam, individual e livremente, sem fins econômicos.
Compromissos sociais:
A ABEN possui alguns compromissos sociais, no qual podem ser citados:
• A ampliação dos espaços políticos de decisão em saúde.
• A enfermagem como prática social e como ciência.
• A resolubilidade dos problemas de saúde.
• A representação da Enfermagem nacional e internacionalmente, no que diz respeito às políticas de saúde, educação e trabalho, especificamente no que se refere à Enfermagem;
• A promoção intercâmbio técnico-científico e cultural com as Entidades e Instituições nacionais e internacionais, com vista ao desenvolvimento tecnológico da enfermagem.
• A divulgação de trabalhos e estudos de interesse da enfermagem, mantendo órgão oficial de publicação periódica.
• A promoção, estimulação e divulgação de pesquisas da área de enfermagem;
• O reconhecimento da qualidade de especialista aos profissionais de enfermagem, expedindo o respectivo título de acordo com regulamentação específica.
A ABEN é uma sociedade civil, com personalidade jurídica que congrega enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, estudantes de graduação e cursos técnicos, além de escolas, cursos ou faculdades de enfermagem, que a ela se associam, individual e livremente, sem fins econômicos.
A ABEN possui alguns compromissos sociais, no qual podem ser citados: a ampliação dos espaços políticos de decisão em saúde, formação de profissionais qualificados, a enfermagem como prática social e como ciência, a resolubilidade dos problemas de saúde, entre outros.
A insígnia: Foi criada em 1958, na Gestão da Enfermeira Maria Rosa de Sousa Pinheiro. Em 1959 é apresentada em sessão solene de abertura do XII Congresso Brasileiro de Enfermagem, passando este distintivo a constar dos documentos oficiais da ABEn.
ABEN no Ceará:
A história da ABEn Ceará inicia-se quando a Ir. Cecília Fernandes Pequena, então Diretora da Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, após participar do IV CBEn realizado na Bahia no ano de 1960, incentiva um grupo de enfermeiras docentes a congregar movimento em prol da fundação da Seção Cearense de Enfermagem. Em 18 de junho de 1951 toma posse a sua 1ª Diretoria, tendo como sede a referida escola, que ficou assim constituída:
Presidente: Ir. Cecília Fernandes Pequena;
Vice-Presidente: Maria de Jesus do Vale;
1ª Secretaria: Maria Luisa Teixeira de Alcântara;
2ª Secretaria: Maria de Lourdes Costa; Tesoureira: Suzi Annete Cunha Lima.
A solenidade de posse contou com a presença de 21 enfermeiros e foi pautada no compromisso de fortalecer o associativismo no seio da Enfermagem cearense.
![]() |
Irmã Cecília F. Pequena. 1° presidente da ABEn Ceará, gestão 1951-1953 |
0 comentários
COMENTÁRIOS AGORA